sexta-feira, 28 de junho de 2013

Presidente do CNCGMP participa da abertura do IV Encontro Nacional sobre Atuação do MP no Sistema Prisional

     O presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCGMP), Aylton Flávio Vechi, participou no dia 27 de junho da solenidade de abertura do IV Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Sistema Prisional. Promovido pelo Conselho Nacional do MP (CNMP), o evento foi realizado em Brasília, reunindo 75 promotores e procuradores de todo o País. O tema do encontro é “A Visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional: Respeito aos Direitos Humanos e Combate à Criminalidade”.
     Durante a solenidade, foi lançada a primeira edição do relatório “A Visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional Brasileiro”, com dados inéditos sobre as prisões, coletados pelos membros do Ministério Público (clique aqui para conferir a íntegra do documento). O documento traz os resultados das inspeções realizadas por procuradores e promotores em 1.598 estabelecimentos prisionais em todo o Brasil, regulamentadas pela Resolução nº 56/2010, do CNMP. A apresentação do documento foi feita pelo presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP, conselheiro Mário Bonsaglia.  
     Ao discursar no evento, o presidente do CNCGMP reafirmou a importância do relatório lançado e ressaltou a contribuição de cada um dos membros para que o diagnóstico fosse possível. “O relatório é a concretização dessa grande contribuição que o Ministério Público dá à sociedade. Por meio desse trabalho podemos mostrar como efetivamente é o sistema prisional brasileiro”, ponderou. (Fontes texto e foto: site e Flickr do Conselho Nacional do Ministério Público)

Link para o relatório: http://www2.cnmp.mp.br/portal/images/portal-2013/noticias/2013/Sistema%20Prisional_web_final_2.pdf

Foto:
Abertura do IV Encontro Nacional sobre Atuação do MP no Sistema Prisional