quinta-feira, 6 de junho de 2013


Corregedores-gerais de Rondônia e do Piauí são empossados em maio


       O mês de maio marcou a posse de dois novos corregedores-gerais do Ministério Público brasileiro, que passaram a integrar o Conselho Nacional. As solenidades de posse aconteceram no Piauí e em Rondônia.
         No Estado nordestino, a procuradora de Justiça Rosângela de Fátima Loureiro Mendes foi reconduzida ao cargo de corregedora-geral do MP do Piauí em solenidade no dia 6 de maio. Ela havia comandado a Corregedoria-Geral da instituição no biênio 2011-2013.    
         Em seu discurso, a corregedora-geral salientou que o novo mandato representa a renovação do compromisso de bem orientar e fiscalizar a atividade funcional e a conduta dos membros do Ministério Público do Estado do Piauí. “Ao assumir pela primeira vez o cargo, em 2011, estava consciente da relevância da missão que me foi confiada. Elaboramos um plano de atividades de modo a tornar a Corregedoria um órgão mais próximo de todos: membros, servidores e sociedade”, declarou, salientando a disposição de aprimorar ainda mais este trabalho.
         Sobre os projetos para o biênio, Rosângela Mendes informou que dará continuidade àqueles que já estão em andamento e pretende executar outros três: o primeiro, visando à qualidade de vida no trabalho dos membros do Ministério Público; outro, para acompanhamento do estágio probatório dos promotores de Justiça substitutos, incluindo o curso de formação; e o último, que prevê o lançamento da versão atualizada do manual de atuação para membros.

Rondônia
         A outra solenidade de posse do mês foi realizada no MP de Rondônia, no dia 10. Na cerimônia, o procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula assumiu o cargo de corregedor-geral da instituição para o biênio 2013-2015.
         Ao discursar na cerimônia, o empossando enfatizou a importância do papel da Corregedoria-Geral do MP, observando ser ela “a responsável pela restauração, manutenção, aprimoramento e correção dos elos que compõem a estrutura do corpo institucional, mantendo-o conciso e rígido, sob a insígnia de que a nossa atividade constitucional não é uma mera função pública e sim uma missão”.
         O novo corregedor-geral também  fez considerações sobre a atuação de grupos políticos que pretendem retirar do Ministério Público parcela de suas funções institucionais, mencionando especificamente a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37, a chamada PEC da Impunidade. (Fontes: sites dos MPs de Piauí e de Rondônia)


Fotos:

Rosângela de Fátima Mendes discursa na solenidade de posse como corregedora-geral do MP-PI





Rodney Pereira de Paula tomou posse na Corregedoria-Geral do MP-RO