quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Encontro em São Paulo reúne corregedores-gerais do Ministério Público

           Mesa de abertura da reunião ordinária do CNCGMP em São Paulo

    Foi realizada nos 1º e 2 de agosto, em São Paulo, a 87ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCGMP). O encontro foi coordenado pelo presidente do órgão, Aylton Flávio Vechi, que é corregedor-geral do MP de Goiás. 
    Na cerimônia de abertura, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, e o presidente da Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi, Paulo Skaf, deram as boas-vindas aos participantes, sendo os trabalhos abertos pelo presidente do CNCGMP. Também compuseram a mesa de abertura do evento a secretária da Justiça de São Paulo, Eloisa Arruda; o corregedor-geral do MP-SP, Nelson Gonzaga de Oliveira; o corregedor nacional do MP, Jeferson Luiz Pereira Coelho; Antônio Ferreira Pinto, consultor de segurança da Fiesp e ex-secretário da Segurança Pública; o vice-presidente e diretor do Departamento de Segurança da Fiesp, Ricardo Lerner; os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Cláudia Chagas, Fabiano Silveira, Jarbas Soares Júnior e Alessandro Tramujas Assad; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcante; o diretor da Escola Superior do Ministério Público e presidente do Colégio dos Docentes da ESMP, Mário Sarrubbo, e o ouvidor do MP-SP, Fernando José Marques.

Mesa de diálogo com o CNMP
    Durante o evento, os membros do Conselho Nacional do Ministério Público discutiram temas de interesse comum com os Corregedores-Gerais do Ministério Público, seguindo-se cumprimentos e agradecimentos recíprocos em razão do término de mandatos e recondução de alguns conselheiros nacionais.
A Conselheira Cláudia Chagas aproveitou a oportunidade para expor os resultados já alcançados com o Projeto de Planejamento Estratégico Nacional. Já o Corregedor Nacional do MP, Jeferson Coelho, apresentou relatório de gestão com estatísticas sobre a Corregedoria no último mandato. Falou ainda sobre os projetos sob a responsabilidade do órgão, como o cadastro de membros e o processo eletrônico.
    O Conselheiro Nacional Mário Bonsaglia apresentou dados relativos ao Relatório do Sistema Prisional e o novo formulário que será utilizado em tais visitas, aprovado pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP. (Fonte: site do CNMP)

Calendário
    No encontro em São Paulo, foi confirmada a realização da 88ª reunião ordinária do CNCGMP em Brasília, em setembro. O encontro de outubro também já está agendado: vai acontecer em Natal (RN), concomitantemente ao 20º Congresso Nacional do Ministério Público, que está marcado para o final daquele mês. (Com informações do site do CNMP – Foto: MP-SP)